segunda-feira, 8 de novembro de 2010

A palavra encarnada

Posted by Carolina Sotero on 17:48 | No comments

Jesus se fez carne – se não há encarnação, o que sobra é somente religião

Jo 1:14 E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade. Uma das coisas mais impressionantes no Senhor é a Sua forma de falar tanto, tão profundamente, em tão poucas palavras: “...o Verbo se fez Carne...”

Nós nunca vamos compreender isso pois precisaríamos entender uma outra coisa que é o tamanho de Deus.

Podemos fazer uma imagem pálida do que significa “o Verbo se fez carne” se tivermos alguns parâmetros, por assim dizer, pequenos em relação à imensidão do Senhor.

Por exemplo, não temos idéia do tamanho do universo. A maior parte das pesquisas somente mostraram que há muito mais por descobrir. O homem não compreendeu ainda o universo infinito nas suas viagens espaciais, assim como não entendeu o próprio planeta terra, com seus oceanos cheios de mistérios, suas florestas a serem estudadas e o próprio ser humano, o maior mistério.

Não entendemos a eternidade, pois ela está fora do tempo.

Então como podemos compreender àquele que criou o universo infinito e é chamado de Pai da Eternidade?

Podemos ter uma pequena noção do que significa “o Verbo se fez carne”. O Deus criador de todas as coisas, que não pode ser contido em todo o universo, Senhor dos tempos e das eras, Pai da Eternidade, veio a esse mundo e tomou um corpo, ou melhor, se encarnou em um embrião, alojou-se no ventre de uma menina, e se submeteu aos seus cuidados. O Deus Infinito se entregou aos cuidados de sua criatura! Podemos compreender isso?

Esse Deus, que fez todas as coisas tomou um corpo e habitou entre nós para experimentar tudo o que experimentamos, vencer todas as nossas lutas e levar todas as nossas dores.

Habitou entre nós! Movido de íntima compaixão resolveu andar em meio aos homens, conviver com nossas mazelas e nos mostrar como um homem pode viver uma vida que agrada totalmente ao Pai, deixando-nos pegadas para que o possamos imita no mesmo poder que o moveu durante toda a sua vida aqui e que o ressuscitou dos mortos.

“...vimos a sua glória...” O que foi que João viu em Jesus para dizer que viu a sua glória?

Normalmente temos uma idéia de glória como algo espetaculoso, pomposo ou pirotécnico. Mas o interessante é Jesus sempre se mostrou avesso a propaganda, ao marketing. Então parece que a glória não está ligada, nesse caso, a algo muito chamativo.

Quando Moisés pediu que o Senhor lhe mostrasse a sua glória (Ex 33 e 34), algumas coisas interessantes acontecem:

Ex 33:18 Então ele disse: Rogo-te que me mostres a tua glória.
19 Porém ele disse: Eu farei passar toda a minha bondade por diante de ti, e apregoarei o nome do Senhor diante de ti: e terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia, e me compadecerei de quem me compadecer. 20 E disse mais: Não poderás ver a minha face, porquanto homem nenhum verá a minha face, e viverá.
21 Disse mais o Senhor: Eis aqui um lugar junto a mim; ali te porás sobre a penha.
22 E acontecerá que, quando a minha glória passar, te porei numa fenda da penha, e te cobrirei com a minha mão, até que eu haja passado.
23 E, havendo eu tirado a minha mão, me verás pelas costas: mas a minha face não se verá.

Ex 34:5 E o Senhor desceu numa nuvem, e se pôs ali junto a ele: e ele apregoou o nome do Senhor.
6 Passando pois o Senhor perante a sua face, clamou: Jeová, o Senhor, Deus misericordioso e piedoso, tardio em iras e grande em beneficência e verdade; 7 Que guarda a beneficência em milhares; que perdoa a iniqüidade, e a transgressão, e o pecado; que ao culpado não tem por inocente; que visita a iniqüidade dos pais sobre os filhos e sobre os filhos dos filhos até à terceira e quarta geração.

O que Moisés pediu? Pediu para ver a glória do Senhor.

O que Deus lhe prometeu mostrar? Sua bondade, Seu nome.

O que lhe mostrou? Seu Caráter.

Onde Moisés viu? Sobre a Penha e numa fenda da penha.

1 João 1:1 O que era desde o princípio, o que temos ouvido, o que temos visto com os nossos próprios olhos, o que contemplamos, e as nossas mãos apalparam, com respeito ao Verbo da vida

O que foi que João disse que viu? A glória do Senhor.

Onde ele viu? Na pessoa de Jesus.

Como isso foi visto? Na manifestação do caráter de Jesus em benefício da vidas das pessoas, nas curas, nas multiplicações dos pães, nas ressurreições, no amor demonstrado a João e aos outros discípulos.

João ainda sentia o calor do peito de Jesus e ouvia o pulsar do coração do mestre. Ele entrou na fenda da Penha que seguiu o povo de Deus no deserto, o Senhor Jesus. A Penha Fendida. O Cordeiro Ferido. Aí é o lugar onde conhecemos a Deus.

Durante todo o tempo que João andou com Jesus, o que viu foi a manifestação da bondade de Deus na pessoa de Jesus. Jesus sentindo compaixão, se comovendo com o sofrimento, se indignando com a injustiça, se dando até a morte.

E João ouviu, viu, contemplou (perplexo?), e suas mãos tocaram. Talvez querendo se convencer de que tal pessoa existisse.

A forma que o Senhor escolheu para se manifestar ao homem foi vindo ao mundo e se mostrando em carne, em Jesus seu filho – Jesus é a exata expressão do Deus Pai

Hebreus 1:3 O qual, sendo o resplendor da sua glória, e a expressa imagem da sua pessoa, e sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, havendo feito por si mesmo a purificação dos nossos pecados, assentou-se à destra da Majestade, nas alturas;

Jesus Cristo aqui na terra foi tudo o que o homem podia ver de Deus. Mais ele não pode mostrar, pois o homem não poderia suportar.

Quando Felipe pediu a Jesus que lhe mostrasse o Pai, Jesus disse a ele que quem o visse estava vendo o Pai. Isso não é força de expressão pois Ele e o Pai são um, tanto em unidade como em essência. O Pai é Espírito e o Filho recebeu um corpo. Jesus Cristo é o próprio Deus encarnado num corpo humano. Nele não há variação nem sombra de mudança. Ele não é uma coisa e depois outra. Em todo o tempo Jesus foi, é Deus e sempre será. “Antes de Abraão, Eu Sou!”.

Nele habitou corporalmente toda a divindade do Pai. É verdade que ele se esvaziou. Que humildade! Não usou nenhum poder que nós não tenhamos à nossa disposição pelo seu Santo Espírito.

É preciso enfatizar essa verdade que mudou a história do homem: O VERBO SE FEZ CARNE E HABITOU ENTRE NÓS, CHEIO DE GRAÇA E VERDADE.

Ele veio num contexto de pessoas religiosas, profundamente religiosas ao ponto de rejeitar a Jesus, que deveria ser o objeto de sua religião, por que ele não coube nos seus rituais e tradições. A religião tem essa característica: ela se basta. Não precisa de Deus!

Podemos ser tão zelosos em nossas práticas que elas podem se tornar o nosso deus. A religião do Deus vivo privilegia o relacionamento com o Senhor e o cuidado com o próximo.

A religião humana sacrifica pessoas por causa de suas doutrinas e dogmas. Deus amou o homem. A religião ama as formas.

Jesus se entregou por sua criatura. A religião se alimenta com o sangue dos homens.

O Senhor enche o homem de gozo no Espírito Santo. A religião exaure os seus servidores.

Jesus veio para um povo que era seu, mas esse não O recebeu. Podemos cair no mesmo pecado.

Se na nossa prática de vida não se manifestar o caráter bondoso, misericordioso, e longânime do Senhor, então o que temos é mera religião vazia e mortal, mas se em nós se encarnar, a cada dia, a vida de Jesus, então temos vida, e vida em abundância.

A idéia que Ele nos passou é que isso deve ser vivido em nós da mesma forma, isto é, assim como ele revelou a glória de Deus também nós vamos revelar a sua glória na terra.

João 9:5 Enquanto estou no mundo, sou a luz do mundo.

Nesse texto a palavra enquanto mostra uma transição, uma situação em movimento e com fim. Quando ele disse enquanto, ele nos deu a idéia de que, depois de sua partida, nós seríamos a luz do mundo. No sermão do monte ele afirma isso: “Vós sois a luz do mundo”.

Assim como ele foi a luz no momento em que estava em carne aqui, nós também o somos hoje.

Há uma identificação do cristão com a pessoa de Jesus Cristo numa manifestação, que mostra a vida de Deus vivida em nosso corpo. Somente pode haver comunicação do evangelho se houver comunicação da vida de Cristo Ressuscitado em nós. A Palavra precisa se fazer carne em nós.

Mateus 13:38 O campo é o mundo; e a boa semente são os filhos do reino; e o joio são os filhos do maligno;

João 15:5 Eu sou a videira, vós, as varas; quem está em mim, e eu nele, este dá muito fruto, porque sem mim nada podereis fazer.

João 15:7 Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito.

Romanos 6:5 Porque, se fomos unidos com ele na semelhança da sua morte, certamente, o seremos também na semelhança da sua ressurreição

Paulo entendeu essa verdade e viveu para isso

Ele tinha essa compreensão em relação a ele mesmo

1Ts 2:3,4 Pois a nossa exortação não procede de engano, nem de impureza, nem se baseia em dolo; pelo contrário, visto que fomos aprovados por Deus, a ponto de nos confiar ele o evangelho, assim falamos, não para que agrademos a homens, e sim a Deus, que prova o nosso coração.

1Tm 1:16 - Mas por isso alcancei misericórdia, para que em mim, que sou o principal, Jesus Cristo mostrasse toda a sua longanimidade, para exemplo dos que haviam de crer nele para a vida eterna

2 Ts 2:14 para o que também vos chamou mediante o nosso evangelho, para alcançardes a glória de nosso Senhor Jesus Cristo.

2 Timóteo 2:8 Lembra-te de Jesus Cristo, ressuscitado de entre os mortos, descendente de Davi, segundo o meu evangelho;

2 Ts 3:14 Caso alguém não preste obediência à nossa palavra dada por esta epístola, notai-o; nem vos associeis com ele, para que fique envergonhado.

A conseqüência dessa compreensão é o tipo de vida e a intensidade da entrega que ele fez de si mesmo ao Senhor

1 Ts 2:8 Assim nós, sendo-vos tão afeiçoados, de boa vontade quiséramos comunicar-vos, não somente o evangelho de Deus, mas ainda as nossas próprias almas; porquanto nos éreis muito queridos.

Colossenses 1:24 Agora, me regozijo nos meus sofrimentos por vós; e preencho o que resta das aflições de Cristo, na minha carne, a favor do seu corpo, que é a igreja;

Tinha a compreensão em relação às pessoas que ouviram o evangelho através dele

2 Coríntios 3:2,3 Vós sois a nossa carta, escrita em nosso coração, conhecida e lida por todos os homens, estando já manifestos como carta de Cristo, produzida pelo nosso ministério, escrita não com tinta, mas pelo Espírito do Deus vivente, não em tábuas de pedra, mas em tábuas de carne, isto é, nos corações.

1 Ts 2:13 Pelo que também damos sem cessar graças a Deus, pois, havendo recebido de nós a palavra da pregação de Deus, a recebestes, não como palavra de homens, mas (segundo é, na verdade), como palavra de Deus, a qual também opera em vós, os que crestes.

A sua expectativa era de que seus discípulos vivessem da mesma forma

2 Timóteo 1:8 Não te envergonhes, portanto, do testemunho de nosso Senhor, nem do seu encarcerado, que sou eu; pelo contrário, participa comigo dos sofrimentos, a favor do evangelho, segundo o poder de Deus,

2 Timóteo 4:5 Tu, porém, sê sóbrio em todas as coisas, suporta as aflições, faze o trabalho de um evangelista, cumpre cabalmente o teu ministério.

2 Timóteo 3:10-11 Tu, porém, tens seguido, de perto, o meu ensino (minha doutrina), procedimento, propósito, fé, longanimidade, amor, perseverança, as minhas perseguições e os meus sofrimentos, quais me aconteceram em Antioquia, Icônio e Listra, —que variadas perseguições tenho suportado! De todas, entretanto, me livrou o Senhor.

Não há evangelho eficiente sem encarnação completa

Jamê Nobre

[top]

0 comentários:

Postar um comentário