quarta-feira, 3 de novembro de 2010

A. “Interpretando Coisas Espirituais para Homens Espirituais”

Posted by Angelo Bazzo on 18:45 | 2 comments


Porque acontece, muitos podem perguntar, que embora eu seja uma pessoa regenerada e possua um espírito regenerado eu não posso ler a Bíblia bem? Porque esse livro é fechado para mim? Para responder a essa pergunta, devemos ler uma passagem das Escrituras.

“E eu, irmãos, quando fui ter convosco, anunciando-vos o testemunho de Deus, não o fiz com ostentação de linguagem ou de sabedoria. Porque decidi nada saber entre vós, senão a Jesus Cristo e este crucificado. E foi em fraqueza, temor e grande tremor que eu estive entre vós. A minha palavra e a minha pregação não consistiram em linguagem persuasiva de sabedoria, mas em demonstração do Espírito e de poder” (1 Cor. 2.1-4). O assunto desse capítulo de 1 Coríntios é a respeito da pregação de Paulo não ser em palavras persuasivas de sabedoria.

“Para que a vossa fé não se apoiasse em sabedoria humana, e sim no poder de Deus. Entretanto, expomos sabedoria entre os experimentados; não, porém, a sabedoria deste século... Falamos a sabedoria de Deus em mistério, outrora oculta, a qual Deus preordenou desde a eternidade para a nossa glória ... Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam. Mas Deus no-lo revelou pelo Espírito; porque o Espírito a todas as coisas perscruta, até mesmo as profundezas de Deus. Porque qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o seu próprio espírito, que nele está? Assim, também as coisas de Deus, ninguém as conhece, senão o Espírito de Deus. Ora, nós não temos recebido o espírito do mundo, e sim o Espírito que vem de Deus, para que conheçamos o que por Deus nos foi dado gratuitamente. Disto também falamos, não em palavras ensinadas pela sabedoria humana, mas ensinadas pelo Espírito, conferindo coisas espirituais com espirituais” (vv.5-13).

A nota de rodapé interpreta a última frase acima como “interpretando coisas espirituais para homens espirituais”. (Em vista do contexto desse capítulo, a nota de rodapé parece trazer a melhor tradução. Uma vez que no capítulo 3 a palavra “espiritual” refere-se a homens, a mesma palavra usada perto do fim do capítulo 2 não pode significar outra coisa. A lei da interpretação não permite outro significado.) Paulo está aqui comunicando coisas espirituais a homens espirituais (“conferindo” no Grego também pode ser traduzido “comunicando”). Depois de ler esta passagem, podemos ver prontamente a relação entre o espírito e a Bíblia. É claro, Paulo está falando aqui a respeito das palavras reveladas e faladas pelo Espírito Santo, e não das que vem da sabedoria do homem. Quais são as palavras de acordo com a sabedoria do homem? Coisas que os olhos vêem, os ouvido ouvem, e o coração contempla – essas são palavras dos homens. Mas de onde vem a revelação de Paulo? Sua revelação vem do Santo Espírito, pois somente Ele conhece as coisas de Deus. Como o homem vem a conhecer essa revelação do Espírito Santo? Paulo declara que precisamos ter o Espírito de Deus. Isso coincide exatamente com aquilo que já temos visto no Evangelho de João. Quem conhece as coisas de Deus, a não ser o Espírito de Deus? Sem o Espírito de Deus ninguém pode conhecer essas coisas. Portanto, Paulo conclui que ele fala estas coisas não em palavras persuasivas que a sabedoria humana ensina, mas que o Espírito Santo ensina, comunicando coisas espirituais a homens espirituais.

Porque Paulo limita a comunicação de coisas espirituais apenas a homens espirituais? Porque a comunicação é impossível pára algumas pessoas. “O homem natural não recebe as coisas de Deus”; ele não pode compreender as coisas espirituais. “Pois são tolices para eles”; ele pensaria que nós que cremos em Deus somos realmente “loucos”. “E ele não pode conhecê-las, pois são julgadas espiritualmente” (v. 14). O ápice dessa passagem é alcançado com as palavras, “elas são julgadas espiritualmente”. Coisas espirituais só podem ser julgadas ou discernidas pelo homem espiritual; o homem natural não pode nem julgar nem conhecê-las. Não é uma questão de pesquisa. Alguém pode realmente gastar tempo pesquisando, mas ainda ser ignorante pois lhe falta um fator básico interior. O homem natural é o homem da alma. Cientificamente, ele pode ser chamado o homem psicológico; significando que é um homem controlado pela sua alma. Falando em termos espirituais, ela é um homem não regenerado. Ele é, como Adão, uma alma vivente, vazio do Espírito de Deus, e consequentemente incapaz de conhecer as coisas de Deus.

Por via de regra, depois que uma pessoa se torna cristã, ela deveria conhecer as coisas espirituais. Mas, porque muitos irmãos e irmãs ainda não as conhecem? Isso é devido ao fato de que, apesar de possuírem um espírito regenerado, eles não são necessariamente homens espirituais. Em 1 Coríntios 2 e 3, Paulo enfatiza o “espiritual” em vez do “espírito”. A ênfase de João é o “espírito”, enquanto a de Paulo é o “espiritual”. O homem não apenas necessita desse espírito, mas também precisa ser possuído por esse espírito. É absolutamente necessário ter o espírito; não há outro caminho. Mas, quando tem o espírito, ele deve viver debaixo desse princípio, caminhar de acordo com o espírito, e ser um homem espiritual; senão, isso ainda não tem valor.

Vamos ilustrar isso com uma parábola. Suponha que você leva para um pomar um homem que é nascido cego. Você tenta lhe falar sobre uma mangueira que está ali, e sobre como se parecem os frutos dela. Você acha que o cego pode entender? Mesmo que ele seja muito esperto, com uma extrema habilidade sensitiva auditiva, ele ainda não será capaz de entender plenamente. Ele nunca conhecerá a cor verde de que você fala. O mundo da visão é diferente do mundo do som, assim como é diferente do mundo do pensamento. Mesmo assim, conhecer o mundo espiritual requer o exercício do espírito. Nem todos os que tem olhos realmente vêem, pois apenas aquele que usa seus olhos pode ver. O cego, é verdade, não pode ver a manga; mas nem uma pessoa com visão pode ver a menos que use seus olhos. Nem o cego nem o que tem visão podem ouvir a manga com os ouvidos.

Nosso problema é que, enquanto o cego não tem olhos para ver a manga, o que tem visão tenta, embora sem sucesso, ouvir a fruta com os ouvidos. Assim como o homem natural é incapaz de conhecer a Deus – pois ninguém pode conhecer a Deus por meio de seus órgãos naturais – assim também o homem regenerado não pode conhecer a Deus usando os mesmos meios naturais. Nem todos os que tem o espírito conhecem a Deus. É possível ter o Espírito de Deus em uma pessoa e ela ainda não conhecer a Deus. Se a esperteza nos pagãos não traz nenhuma ajuda no conhecimento de Deus, pode ser de qualquer ajuda em um cristão? Se o conhecimento mental não pode ensinar a Bíblia aos pagãos, poderia de qualquer forma instruir os cristãos? A única forma de conhecer a Palavra é usando o espírito. A questão é mais do que ter um espírito; é uma questão de usar o espírito. Ninguém pode concluir que porque tem um novo espírito lhe é permitido seguir seu velho caminho em vez de seguir o espírito. Se o velho caminho era inútil antes de ele possuir um novo espírito, é igualmente inadequado usá-lo depois de ter obtido o espírito. A avenida básica para o conhecimento da Bíblia está no espírito. Assim, em 1 Coríntios 2, Paulo indica que a questão não está em ter ou não o espírito, mas é ser ou não espiritual. Coisas espirituais só podem ser julgadas por homens espirituais.

“E eu, irmãos, não vos pude falar como a espirituais, mas como a carnais, como a bebês em Cristo” (3.1). Aqui está outro termo, “carnais”. Os crentes Coríntios são bebês em Cristo, devido ao fato de serem carnais. Por essa razão, Paulo adiciona: “Eu vos alimentei com leite, não com carne” (v.2a). Não é que eles não possam tocar as coisas espirituais, mas é que eles só podem tocar as revelações mais simples. Qualquer coisa mais profunda está além de seu alcance. Por serem carnais, eles só podem beber leite; eles não podem comer carne. O leite é consumido no estágio mais anterior da vida; por isso representa a revelação elementar. Mas a carne é usada mais tarde na vida; então isso aponta para as revelações mais elevadas e avançadas. Só uma pequena porcentagem do tempo da vida depende do leite; mas alguns, como esse crentes Coríntios, parecem incapazes de suportar qualquer outra coisa por algum pouco de tempo. “pois não fostes ainda capazes de suportá-lo: não, ainda agora não sois” (v.2b).

Em 1 Coríntios 2 e 3 nos são mostradas três classes de homens:

O homem natural. Esse tipo de homem possui meramente aquilo que pertence à alma. Ele pode também ser chamado de homem psicológico. Um homem natural não é regenerado, não tem o espírito regenerado, e lhe falta a faculdade para conhecer a palavra de Deus. Essa classe de pessoas não pode entender a Bíblia de jeito nenhum.
O homem carnal. Tal classe de fato possui a vida de Deus, tendo o espírito de Deus neles; mas, em vez de seguir o Espírito de Deus dentro deles, eles andam de acordo com a carne. Tendo o Espírito, mas não tocando o Espírito; tendo o Espírito, mas não se submetendo à Sua autoridade; tendo o Espírito, mas não sendo governados por Ele – essa é a classe se pessoas que recebe o termo de homens carnais na bíblia. Seu entendimento das Escrituras é muito limitado. Eles podem apenas ingerir leite, não carne. Leite é comida pré-digerida pela mãe, portanto essa referência de Paulo não pode estar apontando para revelação direta, aponta para revelação indireta. Tais pessoas são incapazes de receber revelação diretamente de Deus. Eles são compelidos a recebê-la indiretamente de outros.
O homem espiritual. Esse tipo de pessoa não apenas tem o Espírito de Deus dentro, mas também vive sob o poder do Espírito e anda de acordo com os princípios do Espírito. A revelação que essa classe vai receber será ilimitada. A palavra de Deus declara claramente que apenas o espiritual julga todas as coisas.
Nessa questão do estudo da Bíblia, devemos lembrar esse pré-requisito básico – que o homem deve ser espiritual, ele deve seguir o Espírito.

[top]

Filed Under:

2 comentários:

Olá,

Gostei do que li...

De facto a expressão: "O HOMEM ESPIRITUAL TUDO JULGA; MAS O HOMEM TERRENO NÃO PODE FAZER O MESMO", faz todo o sentido... Eu pessoalmente posso falar as coisas do espírito para alguns irmãos meus que de maneira alguma eles entendem...

Cordialmente,
carlosmanuel

MUITAS VEZES NÃO PODEMOS COMPARTILHAR CERTAS EXPERIENCIAS QUE TIVEMOS COM DEUS, PARA ALGUNS IRMÃOS, PODEM SER LOUCURA !

Postar um comentário