quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Fato

Posted by Angelo Bazzo on 13:31 | No comments


Evangelho profético.É um nome diferente para um blog,ou um nome que dentro do contexto que vivo pode ser moda.Todos gostam da palavra profético,mesmo que não façam a mínina noção do que isso signifique
Evangelho profético é o anseio de nossos corações aqui onde moro.Historicamente  é algo que nos faz olhar para o passado.Ja o profético é algo que nos faz olhar para o futuro.

Evangelho
Quando falo do evangelho como algo passado não quero com isso dizer que ele não seja relevante  na atualidade,como se ele fosse algo ultrapassado,pelo contrário,a eternidade que foi manifestada no passado,na cruz,é algo que efeito tão forte que a história foi dividida entre antes e depois deste fato.A força do evangelho não está no que ele “significa”,mas no que de fato ele é.O significado filosófico/teológico do evangelho,está atrelado e submisso ao fato ocorrido na história do Filho de Deus ser crucificado.

O nosso irmão Paulo escreveu em uma de suas cartas para igreja que estava na cidade de Corinto: 
 “Porque primeiramente vos entreguei  o que também recebi: que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras,e que foi sepultado, e que ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras,e que foi visto por Cefas e depois pelos doze.Depois, foi visto, uma vez, por mais de quinhentos irmãos, dos quais vive ainda a maior parte, mas alguns já dormem também.Depois, foi visto por Tiago, depois, por todos os  apóstolos”. (1 co 15.1-7)

O evangelho são fatos que cumprem a profecia.
Cristo morreu = Fato
Cristo morreu por nossos pecados = Teologia.
Cristo morreu por nossos pecados segundo as escrituras = Profecia.

No evangelho nós sempre iremos perceber estes três elementos, o fato,a teologia e a profecia.Nossos problemas atuais não estão tanto no campo da teologia,mas da relação da história com a profecia.
O fato da morte de cristo ser algo que cumpriu as profecias, deve nos introduzir em um mundo todo novo, um mundo que diz que sua morte hoje é poderosa para fazer outras profecias se cumprirem.

Vejamos uma passagem que em meu entendimento ela se encontra muito mais no campo da profecia do que da teologia e muito menos no campo do fato: “Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela, para a santificar, a purificando-a com a lavagem da água, pela palavra, para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível”.(Ef 5.25-27)

Pois bem,nessa passagem o que vemos é profecia,pois a igreja gloriosa não existe hoje,é algo que irá existir,é uma realidade pela qual Cristo se entregou,mas assim como as profecias do antigo testamento,ela se tornou uma promessa para o futuro,não uma realidade presente.

A santidade na igreja hoje tem se tornado uma teoria, pois vemos a morte de Cristo como uma teoria também, não um fato que gera outros fatos.Acredito de todo coração que parte do que Deus irá fazer nestes dias,é por meio do ministério da palavra,restaurar a revelação do fato da cruz,e assim a igreja será de fato gloriosa,para assim estar pronta para o fato da segunda vinda.

Angelo.

[top]

Filed Under:

0 comentários:

Postar um comentário