sábado, 16 de janeiro de 2010

Falando um pouco sobre Evangelho Profético

Posted by Angelo Bazzo on 10:03 | No comments

c

Bom, antes de começar a falar sobre “evangelho profético” eu gostaria de pedir para você pensar no profeta Isaías. Pare um pouco e reflita sobre as revelações por ele descritas no capítulo 53 de seu livro. Para mim, um dos maiores exemplos do que o evangelho significa encontram-se neste capítulo. Agora pense no fato de que, mesmo sendo evangelho, pois era “a boa noticia da obra de Cristo”, esta passagem é (ou era, pois já se cumpriu) profética.

Então não seria nenhum equívoco dizer que época de Isaías ele pregou o evangelho, pois o profeta falou da morte de Cristo. Mas a característica que está em destaque na ocasião de seu pronunciamento era o teor profético contido nesta pregação, porque ainda não haviam ocorrido os fatos por ele profetizados.

Contudo alguém poderá dizer: “Mas hoje Jesus veio e já morreu, então não é mais profético*, mas é apostólico* o evangelho”. Esta afirmação também está correta. Outro texto semelhantemente profético é Mateus 24:14:  “E este evangelho do reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as nações, e então virá o fim”.  Veja o tempo em que Jesus falou, é algo futuro, trata-se de uma profecia.


Outro fator interessante de perceber neste versículo é como Jesus inicia sua afirmação. Ele usa o termo “este”. Geralmente usamos este termo quando queremos ser claros a respeito do objeto ao qual nos referimos. Com Jesus não foi diferente. Ao usar “este” ele abriu a possibilidade de pensarmos sobre a existência de um “aquele”, ou seja, de um “outro evangelho”.


O OUTRO

Se existe “este”, existe “outro”. E como podemos ter certeza disso? Vemos no novo testamento que o evangelho apostólico não demorou a ser corrompido. Em suas cartas, o apóstolo Paulo já advertia os gálatas a respeito do legalismo judaico, que como um fermento, estava levedando a pura massa do evangelho original (Gálatas 1:6). Existem ainda muitos outros exemplos de corrompimento do evangelho como em coríntios com a libertinagem, os colossenses com o misticismo ascético, entre outros.

E por que será que Paulo se preocupava de tal forma com a pureza do evangelho? Será que ele era um simples professor querendo fazer correções ortodoxas? Não. Ele sabia que a saúde da semente equivale à saúde dos frutos. Que um evangelho saudável é o fundamento de uma igreja saudável.

Séculos depois do que foi advertido por Paulo, o problema ainda é o mesmo. Você também tem percebido que não é de hoje que surgem reclamações quanto à igreja? Você conhece algum movimento que procura restaurar aquilo que perdemos no caminho? Pois bem, tanto quem reclama, como quem busca uma restauração tem, na sua maioria, olhado para o ponto errado. Tem olhado para os frutos e não para a raiz. Tem olhado para o prédio e não para o fundamento. Têm olhando para a igreja e não para o evangelho.

A igreja de Atos foi fruto do evangelho que foi pregado em Atos. Da mesma forma, a igreja atual é resultado da pregação atual.

Para encerrar, gostaria novamente de dizer que sendo Mateus 24:14 uma profecia dada por Jesus certamente haverá de se cumprir. Na verdade, gradualmente a vejo se cumprindo. Quando Daniela entendeu pelos livros que o tempo de sair da babilônia era chegado, ele se colocou em oração e jejum para o cumprimento da profecia dada por Jeremias. Da mesma forma, hoje jovens estão se prostrando diante da verdade clamando para que a graça existente na pregação do passado retorne.

Antes da volta de Jesus o evangelho do reino será pregado a todas as nações. A pregação do evangelho do Reino a todas as nações trará a volta de Jesus. Podemos cooperar com a volta de Jesus por meio da pregação deste evangelho.  Se você anseia por sua volta clame junto pela restauração das boas novas do Reino!


_______________________________________

* profético: que anuncia o que irá acontecer.

* apostólico: que declara o que está acontecendo.


[top]

Filed Under:

0 comentários:

Postar um comentário