sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

O Profeta Hoje - continuação

Posted by Angelo Bazzo on 23:30 | No comments

Por John Maclauchlan

DEUS ESTÁ RESTAURANDO

Deus agora está restaurando profetas para a igreja. As outrora escassas fileiras de homens que, através dos séculos, têm falado destemidamente do coração de Deus ao seu povo, estão aumentando. Como podemos reconhecer tais homens? Ou como alguém pode conhecer o chamado de Deus para si? Esta última pergunta se responde mais facilmente, pois envolverá uma comissão direta de Deus, ou uma comissão através de alguém que já esteja operando nesse ministério. Mas um artigo como este pode trazer o início de um comissionamento, por despertar uma percepção crescente do tratamento de Deus em certas maneiras e do desenvolvimento de certas características. E aqui as duas perguntas se fundem em uma só...

O papel profético envolve pensamento profundo (quer seja um homem de formação “acadêmica” como Paulo ou Ezequiel, quer seja “prático” como Amós), meditação e comunhão constante com Deus. Nisso não existe nenhuma implicação de espírito pesado (Jesus, o profeta por excelência, comungava incessantemente com seu Pai e ao mesmo
tempo apreciou a vida ao máximo), mas somente de realidade com Deus. Freqüentemente haverá estudo e tempos específicos de esperar em Deus. O profeta não é um dispensador de “mensagens inspiradas” provenientes de mente vazia. Ao contrário, sua vida inteira foi moldada por Deus a fim de poder expressá-lo.

Ele terá que passar por experiências profundas e pessoais à medida que sua vida é moldada e transformada. Estas experiências muitas vezes serão entre si e Deus somente e podem ser incompreendidas por aqueles ao seu redor. Através disso, ele desenvolverá uma nova perspectiva de tudo na vida, pois estará comungando com Deus através de todas as coisas. Eventos mundiais e corriqueiros e sua leitura tornam-se atividades em que Deus se comunica com ele, dando-lhe entendimento e perspectiva divinos. Ele desenvolve o que podemos chamar de “consciência profética”. Por ter ele elemento de vulnerabilidade(particularmente nos mais jovens), à medida que estas características se desenvolvem, ele fará bem em se relacionar de perto com alguém em quem veja uma expressão mais madura dessas qualidades, e se abrir e submeter sua vida a ele. Mais e mais ele “verá” e verá mais e mais.

À medida que vê, ele falará e começará a comunicar o peso do coração de Deus aos que estão ao seu redor. Por ver mais e mais claramente, ele introduzirá conceitos que serão novos parar os seus ouvintes, e começará a dar direção em situações diversas, pois, ele vê as coisas de modo diferente daquele que olha somente para o exterior. Mais e mais experimentará a direção do Espírito, e uma consciência que sua vida é orientada em todas as coisas por Deus.A paixão que o consome será a mesma do Espírito Santo (Jo 16:14): a liberação e expressão da glória de JesusCristo na igreja e através da terra.

HOMENS DO ESPÍRITO

O Espírito Santo e o profeta são inseparavelmente ligados. Profecia divina é sempre o resultado da inspiração do Espírito de Deus, não simplesmente a criatividade independente do espírito humano. O Espírito “vem sobre” um homem para que profetize (Nm 24:2), ou, de um modo mais forte, “cai sobre” ele (Ez 11:5). Alternativamente, a “mão do Senhor” pode vir sobre um homem ( 2 Rs 3:15) e resultar em profecia (Ez 1:3).
O Espírito pode revestir um homem como um véu ou veste (Jz 6:34), expressando-se através dele. Ele pode “repousar” sobre alguém, resultando em profecia (Nm 11:26,29). Esta experiência contínua é citada em outra passagem (Is 61:1), é notada particularmente em relação a Jesus (Jo 1:32,33), e é declarada ser nosso privilégio nele (1 Jo 2:27). Deus pode também “dar” (Nm 11:29) ou “derramar” (Jl 2:28) o seu Espírito em conexão com a liberação de profecia. O profeta, então, não é nada se não for um homem do Espírito, que experimenta e expressa a Deus. Sejam quais forem seus dons intelectuais (e Moisés, Ezequiel e Paulo demonstram grande força intelectual), seu dinamismo é o Espírito de Deus e as raízes da sua vida são lançadas profundamente nele.

Que Deus nos conceda profetas.

Que a igreja os reconheça e os ouça.

Que a igreja absorva o espírito profético e se encha com o testemunho de Jesus
(Ap 19:10).

[top]

Filed Under:

0 comentários:

Postar um comentário