quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

O Ministério do Profeta

Posted by Angelo Bazzo on 00:04 | No comments


Por Graham Perrins

O profeta é ministério fundamental para a igreja. Isto é verdade historicamente. Os primeiros apóstolos e profetas lançaram a base de tudo que se seguiu. Paulo mostra em Efésios que eles se encaixam ao lado de Jesus, a pedra angular (Ef 2:20). Como mordomos da graça de Deus ministraram a revelação do mistério de Cristo (Ef 3: 1-7). Sua importância na igreja primitiva é clara e subentendida.

Mas os profetas também são fundamentais para a vida sucessiva da igreja. Em Efésios 4:1 e 1Coríntios 12:28, Paulo mostra que são essenciais junto com outros ministérios para levar a igreja à maturidade. Consignar o profeta somente para a igreja primitiva é roubar a nossa geração dos dons que Deus ainda anseia nos dar. Cada geração precisa da contribuição do profeta para perceber a mente do Senhor,clarificar os alvos, impulsionar, dar visão, provocar, desafiar. Se abrirmos os braços para o profeta, teremos que dar adeus para o corriqueiro, o estereótipo, o inócuo. Teremos que estar preparados, em lugar disso, para sermos sacudidos e peneirados, para recebermos novas ênfases e novas direções. 

Apesar da sua importância, tem-se escrito pouco para encorajar e treinar tal ministério. Há pouco para ajudar-nos a compreender qual seria a sua relevância no contexto do século XX. Sem dúvida, há alguns prontos a imitar o chamado profético. O idealista político com seus sonhos de um paraíso humanístico, o estudante radical revirando irrelevâncias teológicas, o pregador moderno fornecendo modas religiosas. Todos esses assumem o manto, mas assenta-lhe mal.

Será que Deus nos deixou sem a palavra encarnada de forma viva e relevante para nós hoje? Não há quem possa trazer o dinamismo da vida do reino para agir sobre as rochas de incredulidade e superstição? Tem-se afirmado que os profetas desmamaram Israel da idolatria. Infelizmente, creio que não se pode dizer o mesmo da igreja. Falta-nos um longo caminho a percorrer. Apesar de tudo, não temos motivo para desânimo. Há uma crescente preocupação para ver este ministério estabelecido entre nós. Vozes estão se levantando.
Vozes que conclamam a igreja ao comprometimento total à vontade de Deus, não às tradições dos homens. Vozes que não pregam verdades de segunda mão, mas a palavra que nos levará maturidade como filhos de Deus. Vozes que apresentam a esperança da igreja e o juízo do mundo com um som definido, proclamando Jesus Cristo ressurreto e prestes a voltar.

[top]

Filed Under:

0 comentários:

Postar um comentário