O Grande Prêmio
Theodore Austin-Sparks
Leitura: Filipenses 3.1-16
A carta aos filipenses começa com uma declaração de Paulo: “Porque para
mim o viver é Cristo” (2:21) e, depois, continua a expressar seu desejo de
conhecer ao Senhor mais e mais, com sua determinação de perseguir tal
conhecimento como um prêmio muito desejado.
Se quisermos saber o que significa ganhar a Cristo, temos de voltar para
Romanos 8:29, onde descobriremos que a intenção de Deus é que sejamos
conformados à imagem do Seu Filho. Ser conformado é ganhar a Cristo – este é o
prêmio, e ele envolve alcançar a plenitude de Cristo em perfeição moral. Tal
plenitude deve expressar a glória a ser manifestada pelos filhos de Deus. É
simplesmente isto: tornar-se moral e espiritualmente um com Cristo em Seu lugar
de exaltação é o alvo e o prêmio da vida cristã. Faremos bem se mantivermos
diante dos olhos este final glorioso: “a manifestação dos filhos de Deus”.
Quando Paulo falou sobre ganhar a Cristo e sobre alcançar o prêmio, ele
estava expressando seu desejo ardente de ser conformado à imagem do Filho de
Deus. Essa conformação é o objetivo da salvação e é o propósito de Deus na
salvação, não deixando, porém, de ser algo pelo que precisamos batalhar. É
claro que não fazemos nada para ganhar a salvação, e que também não precisamos
sofrer a perda de todas as coisas para sermos salvos. Somos salvos pela fé, não
por obras; salvação não é um prêmio a ser alcançado, não é algo pelo qual
tenhamos de nos esforçar, mas é um presente, um dom gratuito. Além desse
presente, contudo, Paulo ainda aspirava alcançar alturas não conquistadas e,
por isso, escreveu que considerava todas as coisas como perda por causa da
excelência do conhecimento de Jesus Cristo seu Senhor. Se o poder do mesmo
Espírito está operando em nós, certamente produzirá o mesmo efeito de nos fazer
entender quão pequeno é o valor de tudo o mais quando comparado com o grande
prêmio de Cristo.
A SUPREMA QUESTÃO
É interessante comparar Marcos 10 com Filipenses 3, já que cada passagem
nos fala de um jovem e de sua decisão em certo momento. Os dois homens eram
parecidos em vários aspectos: eram ambos ricos legisladores, homens com alta
posição social, intelectual, moral e religiosa entre os seus. Eram
provavelmente ambos fariseus e foram ambos amados pelo Senhor. De um precisou
ser dito: “Uma coisa te falta”, enquanto o outro afirmou: “Uma coisa eu faço”.
O jovem sem nome retirou-se de Jesus com muita tristeza, mas não retrocedeu, e
a razão foi porque ele não estava preparado para repartir suas grandes posses.
Paulo também tinha muitas posses, mas elas perderam todo seu atrativo na luz da
visão que ele teve de Cristo. Para ele, era uma escolha entre as recompensas
terrenas ou o único e grandioso prêmio celestial - e ele alegremente optou por
esta último.
Podemos dizer, de certo modo, que ele tinha uma grande vantagem e uma
visão diferenciada de Cristo, porque ele viu o Senhor no pleno poder da
ressurreição. Ele não viu somente Jesus de Nazaré como o outro jovem havia
visto, mas ele pôde apreciar algo da sobrexcelente grandeza do poder de Deus ao
levantar da morte este Único que, humilhado e rejeitado pelos homens, na cruz
foi reduzido ao desamparo e aparente desespero somente para ser erguido da
morte e da tumba e ser exaltado estando à direita da majestade nas alturas. Foi
o poder da ressurreição que fez Paulo decidir conquistar o prêmio.
O PODER DA SUA RESSURREIÇÃO
O que torna tudo possível na vida espiritual é o fato de que o mesmo
poder de ressurreição que levantou Cristo levando-o ao Seu destino espiritual é
o poder que opera em nós (Ef 3:20). É verdade que nossa justificação repousa na
ressurreição do Senhor Jesus, mas ainda assim a total abrangência daquela
ressurreição vai muito além da esfera da salvação pessoal, porque seu poder é o
meio pelo qual toda realização do pensamento eterno de Deus pode ser cumprida. Provavelmente
uma das maiores necessidades do nosso tempo – o qual eu creio ser o tempo do
fim – é a de um conhecimento experimental mais pleno da vida de ressurreição,
pois o triunfo final da Igreja com sua definitiva chegada ao trono, e
conseqüente desalojamento do reino satânico, só pode ser alcançado por esse
meio. Essa vida é algo que confrontou todo o poder diabólico do universo e
provou que não pode ser tocada ou corrompida; portanto, tanto moral quanto
fisicamente é a vida que triunfou sobre a morte.
Vida de ressurreição não é uma idéia abstrata ou uma sensação mística,
mas é uma expressão muito prática da vitória sobre o pecado e sobre Satanás. Se
essa vida pudesse ser maculada ou corrompida, então Satanás teria alcançado a
vitória final. Mas não há temor desta tragédia, pois a vida de Cristo é aquela
que plena e definitivamente venceu a morte. E, ainda que Sua vida de
ressurreição O colocou numa posição inacessível, “acima de tudo”, ela visa
trazer Sua Igreja para compartilhar da Sua vitória e de Seu trono. Portanto, em
sua busca pelo prêmio, Paulo primeiramente menciona sua necessidade de conhecer
“o poder da Sua ressurreição”.
Eu creio que essa atitude de Paulo testa nosso próprio conhecimento de
Cristo. Não consigo entender como um cristão que realmente conhece o habitar
interior da vida de ressurreição de Cristo pode se apegar a coisas, mantendo
controvérsia com o Senhor sobre abrir mão disto ou daquilo, quando a única
alternativa é o total despojamento para Cristo. O que deveria determinar todas as
disputas e questões é a percepção da natureza real de nosso supremo chamamento
em Cristo e a determinação de não permitir que algo fique entre nós e a
operação plena da Sua vida de ressurreição.
A COMUNHÃO DOS SEUS SOFRIMENTOS
A busca de Paulo pelo prêmio fez com que ele desejasse não somente
conhecer Cristo no poder da Sua ressurreição, mas também estar pronto a
penetrar nas aflições por causa dEle e com Ele. Isto coloca o sofrimento no seu
devido lugar, relacionado a um caminho para a glória. Freqüentemente o
sofrimento está fora de lugar em nós, nos causando problemas ao ser aquilo que
nos preocupa e que prejudica tudo o mais. O Senhor pode nos fazer ver o
sofrimento conforme deve ser visto, ou seja, em relação a algo que nos faz
vê-lo bem menor do que poderia ser. “Porque para mim tenho por certo que as
aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há
de ser revelada”, e esta glória é a glória dos filhos de Deus. Essa foi a
glória que Paulo descreveu como o grande prêmio de ganhar a Cristo.
Se perguntarmos o que significa ganhar a Cristo, temos que considerar
Romanos 8, onde encontraremos que a intenção de Deus é que sejamos conformados
à imagem de Seu Filho. Esse processo de ser conformado a Cristo é de fato
ganhar a Cristo: este é o prêmio. Isso implica alcançar a plenitude de Cristo
em perfeição moral, pois esta perfeição moral e espiritual é a Sua glória.
Assim, para nós, a questão básica é esta: estar moral e espiritualmente onde
Cristo está em Seu lugar de exaltação é a meta, o prêmio. Fazemos bem em não
perder de vista este final glorioso: “a manifestação dos filhos de Deus”,
quando seremos revelados com Cristo e feitos como Ele. Enquanto isso, no tempo
presente nós gememos. Se francamente analisarmos tais gemidos, descobriremos
que eles representam nosso desejo ardente por sermos libertos da vida da velha
criação, com seu laço de corrupção, pecado e morte, de modo que possamos
conhecer a perfeição moral em
Cristo. Um dia os gemidos cessarão, esse será o momento de nossa
chegada à perfeita conformidade a Cristo.
Isso foi o que Deus pré-ordenou, porque notamos que o trabalho de Deus
numa criação que geme está relacionado com o conhecimento prévio que Ele tem e,
portanto, relacionado com Sua pré-determinação das coisas. Tal predestinação
não estava vinculada ao assunto básico da salvação, mas muito mais com o
objetivo da salvação. Isso faz toda a diferença. O objetivo da salvação é a
conformidade à imagem do Filho de Deus, pois àqueles que Ele conheceu de
antemão Ele os pré-ordenou, não para serem salvos ou se perderem, mas para
serem “conformados à imagem do Seu Filho”. O trabalho do Espírito do Seu Filho
em nós, constituindo-nos filhos e capacitando-nos a clamar “Abba, Pai”, é o
início do trabalho de Deus na criação que geme - o trabalho de manter em
segredo aqueles filhos que proverão a chave para sua libertação do completo
estado de vaidade e decepção que ela possui atualmente. Toda criação será
levada a desfrutar da liberdade da glória dos filhos de Deus, pois esse é o
objetivo do poder da ressurreição operando em nós. Estamos
vinculados, em nossa própria filiação, com o emancipar toda a criação da
vaidade que foi imposta sobre ela. Todavia veja: não basta a criação ser
liberta no momento da manifestação, é necessário reaver seu caráter a partir de
Cristo revelado nos filhos de Deus. Ela somente encontrará sua verdadeira
glória quando o poder da ressurreição de Cristo tiver expressão plena na
glorificação dos filhos de Deus à medida que eles recebem seus corpos redimidos,
feitos como o de Jesus.
Você pode pensar que esta vasta concepção não o ajuda muito quando se
depara com suas próprias dificuldades. Mas é por isso mesmo que Romanos 8:28
vincula tais experiências práticas com o total alcance do propósito de Deus em Cristo. Esse chamado
e propósito governam cada detalhe de nossa jornada espiritual. Se, porém,
consideramos os fatos da vida meros incidentes pessoais, não conseguiremos ver
neles benefício algum. Mas, se por outro lado, consideramos a relação desses
fatos com a determinação de Deus de nos fazer como Cristo, então encontramos a
chave do significado deles. Isso é mais do que algo pessoal, pois a provação,
dificuldade, perplexidade ou provocação carregam o segredo de desenvolver em
nós a vida do Senhor Jesus, a vida de ressurreição que traz consigo o objetivo
final de Deus - a glorificação de todo o universo. O Novo Testamento é muito
prático: as grandes coisas das eternidades são trazidas ao nível dos mais
íntimos detalhes da nossa vida espiritual, fazendo com que todas as coisas
operem conjuntamente. Essas “todas as coisas” contribuirão para o bem final, se
consideradas à luz do propósito divino. A intenção de Deus não deve ser
esquecida. Pode parecer que estamos sofrendo uma contradição: pedimos algo e
recebemos o contrário; isso ocorre porque Deus não está nos isentando da
responsabilidade, mas usa experiências contrárias para forjar em nós aquela
força moral que somente o Espírito Santo pode conceder.
CONFORMIDADE COM SUA MORTE
Foi o Espírito Santo que fez Paulo escrever as coisas nessa ordem:
primeiro o poder da Sua ressurreição, depois a comunhão em Seus sofrimentos e,
finalmente, ser conformado à Sua morte. Na verdade, só conseguiremos conhecer o
poder da Sua ressurreição se participarmos com Ele de Sua experiência de morte,
o que implica em deixarmos de lado tudo o que é pessoal para fazermos das
coisas de Cristo nosso único objetivo. Não é verdade que a base do pecado é o
orgulho? E o que é orgulho, essa raiz do pecado? Ele consiste em interesses pessoais,
egoístas e individualistas. Foi desse modo que o pecado entrou no universo de
Deus no princípio, porque Satanás caiu quando disse: “ Eu exaltarei meu
trono... eu serei como o Altíssimo”. Em seguida ele persuadiu Adão a agarrar a
oportunidade de ser “como Deus” (Gn 3:5), fazendo o interesse pessoal entrar
para a raça humana. Tal orgulho é nativo em todos nós, somente uma experiência
prática de conformidade a Cristo em Sua morte pode nos libertar dele.
As tentativas contínuas de Satanás em trabalhar no nosso interesse
pessoal são tão sutis, que ele pode até parecer estar propagando Cristo se
puder fazê-lo de modo a subjugar servos de Deus. Foi em Filipos, cidade para
qual essa carta foi dirigida, que um dos seus demônios proclamou publicamente
que Paulo era um servo do Deus Altíssimo que apresentava aos homens o caminho
da salvação. O que mais Paulo poderia desejar? Ele tinha propaganda gratuita!
Bem, o fato é que podemos ter certeza de que um plano sutil do diabo está a
caminho quando ele começa a patrocinar o Evangelho e a tornar seus pregadores
populares. O apóstolo percebeu isso e, tendo esperado em Deus, repreendeu o
demônio, com resultados calamitosos para ele e Silas, pois isto os levou à
prisão, com todo o inferno enfurecido contra eles. Paulo, porém, havia sido
liberto de uma armadilha satânica, embora estivesse na cadeia. Embora estivesse
naquele momento sendo conformado a Cristo numa nova experiência de Sua morte,
isto inevitavelmente o levou a ter uma nova experiência do poder da
ressurreição de Deus. Ele sobreviveu para escrever aos filipenses de uma prisão
em outra cidade, e lhes assegurou mais uma vez que as coisas que lhe
aconteceram possibilitaram a expansão do Evangelho. Quando idéias, preferências
e desejos humanos são colocados à parte, isto pode significar privação no
primeiro instante; mas quando os interesses pessoais são mortificados, um novo
lugar é dado a Cristo em nossas vidas e estaremos mais e mais próximos de nosso
grande prêmio.
CRISTO MAGNIFICADO
Parece claro que à medida que o apóstolo seguia em direção ao fim da sua
vida, mais ardentemente ele buscava o prêmio de ser conformado a Cristo. Creio
que é um avanço verdadeiro quando chegamos ao lugar onde podemos viver sem a
sedução de sinais visíveis de sucesso ou milagres óbvios, onde podemos ser
completamente felizes com o próprio Senhor. O que eu tenho em meu coração é que
você e eu venhamos mais e mais para o lugar onde o próprio Senhor Jesus é tudo
para nós. Não buscamos conformidade a Ele em si mesma ou para nossa satisfação,
mas somente para que Ele possa encontrar alegria ao nos aproximarmos mais dEle.
Esta é a marca de crescimento espiritual e maturidade: desejar tão-somente que
Cristo seja magnificado e prosseguir resolutamente neste objetivo. “Cristo é o
caminho e Cristo é o prêmio.”
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