© 10 de abril 2011 Revive Israel Ministries
Por
Tal Robin
Semana
passada anúncios foram colocados nos dois jornais mais vendidos em Israel
(Maariv e Yedioth) por Meir barnes, da seita “meshichist” dentro do movimento
Chabad-Lubavitch de Brooklyn, Nova Iorque. O chefe rabi deles, Menachem Schneerson,
morreu em 1994. Após sua morte, o movimento se dividiu em dois; o grupo mais
moderado crê que Schneerson pode ser o messias, pois seus ensinamentos influenciam
o mundo; o grupo mais radical (meshichist ou “messiânico”) crê que ele é
definitivamente o messias e que ele ressuscitou espiritualmente dos mortos.
Este
novo anúncio contém a proclamação chocante de que o rabi Schneerson é Deus;
que ele é “O Santo, o Rei dos Reis, a essência Daquele que é Abençoado, a
Luz Eterna.” O anúncio até mesmo declarou que “Deus se vestiu no corpo do
Messias.” O anúncio também cita escrituras místicas de que Moisés era “meio
Deus e meio homem,” mas que o rabi Schneerson é “totalmente Deus.” O anúncio
mostra uma foto do Schneerson com uma citação de Isaías 25:9 “Eis que este
é o nosso Deus.”
Depois
destes anúncios veio um anúncio contrário do rabi Menachem Brod do Chabbad
desqualificando Meir Barnes como mentalmente doente.
O
conceito que o Messias pode ser Deus existe no movimento Breslav Hasidic,
que são os seguidores do rabi Nachman de Breslav (1772-1810). Eles referem
a ele como, “o messias sendo um com Deus que era antes da criação, aquele
que é perfeito e digno de sentar no Trono, o Homem exaltado de acordo com
a verdade. O rabi Nachman criou o mundo porque ele está no mesmo nível Do
Abençoado.”
Alguns
seguidores Breslav rapidamente explicam que as citações concernentes ao rabi
Nachman não podem ser entendidas de uma maneira simples. Eles não negam que
o rabi Nachman disse estas coisas em relação a ele mesmo, mas eles não estão
de acordo quanto à interpretação.
Como
resultado desses anúncios há agora uma luta entre a seita Meshichist e a
Chabbad e os seguidores do rabi Breslav. Cada um está tentando desqualificar
a seita do outro rabi. Estas lutas representam um romper histórico no desenvolvimento
do pensamento da religião Judaica: que o Messias é real, que ele tem qualidades
divinas, e que ele pode até mesmo ser considerado Deus.
Uma
das maiores dificuldades que nós temos enfrentado nos últimos anos ao compartilhar
o evangelho é o fato que o nosso povo se recusa a aceitar e divindade do
Messias. O simples conceito de um Messias divino é visto como “não-Judeu.”
Nestes últimos dias, enquanto os ultra-Ortodoxos Judeus buscam ferventemente
a vinda do Messias, alguns estão descobrindo estas verdades bíblicas antigas
sobre o Messias. Vamos orar para que eles sejam libertos de uma fé em falsos
e “mortos” Messias, e que eles venham a crer no verdadeiro e “vivo” Messias,
Yeshua, que ressuscitou dos mortos, o filho de Davi e do filho de Deus.
Se
Judeus Hassídicos podem declarar que o seu falso messias seja Deus, não há
nenhuma razão para nós hesitarmos em declarar que Yeshua é Deus (João 1:1,
João 14:9, João 20:28, Romanos 9:5, Filipenses 2:6, Colossenses 1:15-17,
Colossenses 2:9, I Timóteo 3:16, Hebreus 1:3,9, I João 5:20, Apocalipse 1:8).
A
questão da divindade do Messias tem sido levantada de uma maneira diária
de novo no mundo religioso dos Judeus e até na moderna mídia Israelita. Este
fenômeno também aponta a outra verdade bíblica: no fim dos dias muitos falsos
messias e falsos profetas vão se levantar (Mateus 24:24-26)fonte : http://www.reviveisrael.org/portuguese_articles/2011/04-10-Hasidic-Judaism.html [top]
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