sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Serie : Examinai as Escrituras ( parte 2). Watchman Nee

Posted by Angelo Bazzo on 20:44 | 1 comment

O irmão nee nos ensina que antes de termos o metodo correto para interpretar as escrituas,o homem que as interpreta deve ser correto.Por "correto" ele quer dizer que este homem deve  ter 3 pré requisitos,isto  é : ser espiritual, ser consagrado e ser exercitado.Este post mostra o primeiro pré requisito.
"As palavras que eu vos tenho dito...são espírito"

O Senhor Jesus certa vez disse “As palavras que eu vos tenho dito são Espírito” (João 6:63). Logo, as palavras da Bíblia não são palavras apenas, nem são apenas letra, elas são também espírito. Não devemos esquecer o que o Senhor declarou: “Deus é espírito: e aqueles que o adoram devem adorá-lo em espírito” (João 4:24b). Ele está nos falando ali sobre um princípio básico, que é: a menos que o homem exercite seu espírito, ele é incapaz de tocar Deus; uma vez que Deus é Espírito, nós não podemos louvá-lO a não ser no espírito. Se empenharmos nisso outra coisa que não seja o espírito, nós vamos todos falhar na adoração. Nós não podemos adorá-lO com nossa mente, nem com nossa emoção, nem com nossa vontade. “Devoção voluntária” (Col. 2.23) é totalmente sem valor.

Uma vez que Deus é espírito, Ele deve ser adorado em espírito. Esse mesmo princípio fundamental governa na declaração posterior do nosso Senhor, registrada em João 6: “As palavras que Eu vos tenho dito... são espírito.” Já que as palavras do Senhor são espírito, elas devem ser lidas no espírito. Em outras palavras, coisas espirituais podem ser tocadas apenas pelo espírito. Essa Bíblia que nós temos é mais do que palavras impressas em papel. No que diz respeito à sua natureza, ela é espírito. Assim, todos os que pretendem ler este livro devem usar seu espírito. Não há outra maneira de lê-lo.

É claro, o espírito a que nos referimos aqui aponta para o espírito da pessoa regenerada. É conveniente que o chamemos de “espírito regenerado”. Uma vez que nem todos têm esse espírito regenerado, também nem todos podem entender a Bíblia. Apenas aqueles que têm esse espírito regenerado estão aptos para estudar as Escrituras. O espírito deve ser usado na leitura da Bíblia assim como é usado na adoração ao Senhor. Sem esse espírito ninguém pode conhecer a Deus nem conhecer a Bíblia.

Talvez você venha de uma família cristã. Você talvez se lembre de como, antes de ter nascido de novo, você leu uma grande quantidade de Bíblia, mas sem poder entender muito ela. Você conhecia as histórias na Bíblia, você lembrava dos eventos registrados nela, mas você não entendia nada. Isso não é nem um pouco surpreendente, pois a palavra de Deus é espírito. A menos que uma pessoa use seu espírito ela não é apta para entender a palavra de Deus.

Quando é que o homem começa a entender a Bíblia? A partir do dia em que ele recebe o Senhor. Depois disso, as Escrituras se tornam um novo livro para ele. Ele o considera como um tesouro, e embora ele possa não compreendê-lo muito bem, ele ama lê-lo. Diariamente e anualmente ele o lerá; ele sentirá fome ou perda se não o fizer.

Qual é a razão de ele entender a palavra de Deus dessa forma? A resposta está no novo nascimento: “Aquele que nasce do Espírito é espírito.” As palavras da Bíblia são espírito, e a vida que o homem recebe na regeneração também é assim. É necessário um homem espiritual para ler as palavras do Espírito. E apenas então a Bíblia começará a brilhar e se tornar efetiva na sua vida. Se uma pessoa não é regenerada, então não importa o quão esperta e culta ela pode ser, para ela este livro é um mistério. Mas um homem regenerado cuja base cultural possa ser primitiva possui um entendimento maior da Bíblia do que um professor universitário não regenerado. E a explicação? Um deles tem um espírito regenerado, enquanto o outro não tem.

As Escrituras não podem ser dominadas através da esperteza, pesquisa, ou talento natural. A palavra de Deus é espírito, então só pode ser conhecida por aquele que possui um espírito regenerado. Uma vez que a raiz e a natureza da Bíblia são espirituais, como pode alguém que é falto de um espírito regenerado entendê-la? Para ele, é um livro fechado.

Minha carne é verdadeiramente comida, e meu sangue é verdadeiramente bebida”, declarou o Senhor Jesus (João 6.55). Quando aqueles judeus incrédulos ouviram essa declaração, eles contenderam entre si, dizendo, “Como pode esse homem dar-nos sua carne para comer?” Não obstante, todos os que são nascidos de novo sabem que isso indica que Ele é o Filho de Deus. Nós nos dobraremos e confessaremos, “Minha vida vem da Sua carne e Seu sangue. Sem Sua carne, Eu não teria vida hoje. Sem Seu sangue, Eu nem mesmo posso viver hoje. Tu és de fato minha comida.” Ao ler as palavras do Senhor, os regenerados darão graças e louvarão, em vez de expressar perplexidade.

É o espírito que dá vida; a carne para nada aproveita: as palavras que eu vos tenho dito são espírito” (João 6.63). Nessas palavras de Jesus, nós vemos dois domínios: um é o domínio do espírito, o outro é o domínio da carne. No domínio do espírito tudo é vivo e proveitoso; no domínio da carne, porém, nada é proveitoso. É imperativo que nós leiamos a Bíblia no espírito. Não interessa o quanto instruído, ou quão cheio de recursos de pesquisa, ou quão excelente em poder de análise um homem é; ele não é apto para verdadeiramente estudar a Bíblia se não tem esse espírito.

Deus é Espírito. Hoje nós temos o espírito regenerado, portanto nós O conhecemos. Quando incrédulos argumentam conosco, sua eloqüência pode nos superar, sua esperteza pode nos exceder, e suas razões podem parecer mais convincentes; mas sabemos que conhecemos a Deus porque somos nascidos de novo - nós possuímos o espírito regenerado através do qual nós podemos tocar a Deus. Não importa se podemos explicar ou não; a realidade é que tocamos a Deus. Aqueles que não conhecem a Deus esperam encontrá-lo através de análise, dedução, ou racionalização. Eles podem fazer tudo isso, mas ainda assim eles não podem crer em Deus. Pois Ele não pode ser encontrado por meio da análise ou dedução.

Podes tu pela pesquisa encontrar Deus?” desafia o livro de Jó (11.7 – Versão King James). Deus nunca é alcançado através da pesquisa. Ele é encontrado por um caminho somente – através do espírito regenerado. Exercitando esse espírito, uma pessoa conhece a Deus através de contato direto. Fora disso não há outro caminho. E o espírito regenerado é necessário para o estudo da Bíblia assim como é para tocar a Deus.

Suponha, por exemplo, que uma pessoa deseja conectar eletricidade à sua instalação. Ele tem na sua mão madeira, bambu e tecido, mas não um fio de cobre. Embora a companhia de energia tenha um abundante estoque de eletricidade, ele não tem como fazer suas lâmpadas brilharem. Nenhuma quantidade de madeira, bambu ou tecido pode trazer a eletricidade. Mas há outra pessoa que não tem nem tecido, nem bambu, nem madeira. Tudo o que ela tem é alguns fios de cobre. Mas ela pode acender suas lâmpadas porque os seus fios conduzirão a eletricidade. Da mesma forma, o homem necessita de um espírito regenerado para tocar a palavra de Deus, assim como para tocar o próprio Deus.

Há somente um elemento em nós que nos capacita a ler a Bíblia, e é o espírito regenerado que temos. Se aplicarmos qualquer outro elemento para ler a Palavra, não tocaremos as coisas de Deus. A Bíblia é algo que pode se tornar tanto em carne como em espírito para nós. No caso de uma pessoa que não possui um espírito regenerado, mas tem apenas a carne e as coisas da carne, a Bíblia se tornará em carne para ele; mas no caso de outra pessoa, que possui um espírito regenerado, esse espírito vai operar nele de forma que, tocando a palavra de Deus, ele toca o Espírito.

Isso não quer dizer que a Bíblia muda a sua natureza para ser não-espiritual, pois a palavra de Deus é espírito. Disse Jesus: “É o espírito que dá vida; a carne para nada aproveita: as palavras que eu vos tenho dito são espírito.” Suas palavras são espírito. E para Seus discípulos crentes as palavras do Senhor foram espírito, mas para os Judeus incrédulos elas se tornaram em carne. A maneira como muitas pessoas manejam a Bíblia é quase risível, pois elas não têm esse espírito regenerado. Os homens não deveriam ler a palavra de Deus com suas próprias mentes e inteligências. O que eles precisam é desse espírito regenerado.

[top]

Filed Under:

Examinai as escrituras. Watchman Nee

Posted by Angelo Bazzo on 19:48 | 1 comment

A preparação do homem. 



Para estudar bem a Bíblia duas condições básicas devem ser cumpridas: 
 Primeiro, a pessoa deve ser correta e treinada.
 Segundo, o método deve ser correto. 

Pelas últimas centenas de anos, especialmente estes que se seguiram à Reforma, tem sido escritos muitos bons livros sobre como estudar a palavra de Deus. Esses têm sido volumes de grande qualidade, mas eles compartilham de um defeito comum básico ao enfatizarem o método de estudo da Bíblia enquanto ignoram a pessoa que estuda a Bíblia. Os autores dão a impressão de que qualquer um pode dominar as Escrituras se tão somente adotar certos métodos. No entanto, o fato é que muitos têm usado esses métodos, mas ainda não conhecem a Bíblia. Sem dúvida, aqueles que escrevem sobre estes métodos conhecem suas bíblias muito bem. Porque, então, as pessoas não obtêm o mesmo resultado ao seguir seus métodos? É porque elas esquecem de que tipo de pessoas elas são. O problema de estudar a Palavra não está simplesmente no método, mas mais agudamente no próprio homem. Alguns estudam bem, pois eles têm aprendido diante de Deus; consequentemente, usando o método correto eles estão aptos para conhecer a Bíblia. Mas meramente passar adiante o seu método sem simultaneamente comunicar a sua vida não ajudará os outros cuja vida não é correta.

Uma coisa, então, é de suprema importância: ao estudar a Bíblia, tanto o homem quanto o método devem ser corretos. De fato, somente o homem correto pode utilizar plenamente o método apropriado. O método de estudo é inquestionavelmente um tanto significativo; sem isso ninguém pode dominar seu estudo. Mas o próprio homem deve ser transformado antes de ser apto para estudar bem. Aqueles que crêem que apenas uns poucos podem entender a Bíblia estão tão enganados no seu pensamento quanto aqueles que consideram todos como qualificados a conhecê-la. Pois a verdade é que nem poucos nem todos, mas apenas uma classe de pessoas pode realmente estudar a Bíblia. A menos que façamos parte dessa classe de pessoas, nós não estaremos aptos para estudar as Escrituras muito bem. Portanto, devemos perceber que o homem é mais importante do que o método. Se o homem não é certo, método nenhum vai dar certo; mas se o homem é correto, todos esses bons métodos podem ser usados. Nós sinceramente consideramos o método necessário; no entanto, nós nunca o consideraremos em primeiro lugar; o próprio homem deve vir em primeiro lugar.

Consequentemente, ao abordarmos este assunto do buscar as Escrituras, nós devemos naturalmente dividi-lo em duas partes: primeira, a preparação do homem; segundo, os métodos de estudo da Bíblia. O que se segue agora é a primeira parte, com a segunda parte a ser considerada mais tarde.

[top]

Filed Under:

Série "examinai as escrituras".

Posted by Angelo Bazzo on 19:10 | No comments

Estou começando uma nova série para tentar ajudar alguns irmãos no assunto de ministério da palavra.Aqui no Curso de Preparação Profética, estamos iniciando uma nova busca na questão de interpretação das escrituras.Nossa busca não é nova no sentido de que outros ja não tenham feito o mesmo,também não é nova como se,nunca antes alguns de nós tivessem caminhado neste sentido.O fato é que: novamente estamos nesta vereda,esperamos encontrar um caminho para uma Teologia Viva e uma Hermeneutica Escatológica.

Para iniciar esta série eu vou publicas as partes que o Lucas da Silva Maria,que é do Rio grande do Sul,traduziu do livro "examinai as escrituras" de Wachtman nee.Meu desejo que eles continuem este trabalho,pois tenho para comigo que é de valor instimável para o corpo de Cristo,a função que irmãos como ele exercem nesta questão de traduções.

Angelo

[top]

Filed Under:

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

O Papel da Oração no Livro de Apocalipse e a Igreja do Fim dos Tempos. Mike Bickle

Posted by Angelo Bazzo on 05:30 | No comments


Estarei postando alguns estudos sobre o fim dos tempos.Creio que estamos em uma fase da igreja que entender sobre isso é uma necessidade,não mais uma simples curiosidade.
Angelo 




O Papel da Oração no Livro de Apocalipse e a Igreja do Fim dos Tempos. Mike Bickle


A.   As orações de todos os santos durante a tribulação vão liberar os juízos das trombetas (Ap8-9)

 Veio outro anjo e ficou de pé junto ao altar, com um incensário de ouro, e foi-lhe dado muito incenso para oferecê-lo com as orações de todos os santos sobre o altar de ouro que se acha diante do trono; e da mão do anjo subiu à presença de Deus a fumaça do incenso, com as orações dos santos. E o anjo tomou o incensário, encheu-o do fogo do altar e o atirou à terra. E houve trovões, vozes, relâmpagos e terremoto. (Ap 8:3-5)


B.   Davi profetizou sobre uma geração que vai liberar os juízos escritos nas Escrituras sobre as nações, através da adoração e oração. Liberar juízo pela oração é a honra de todos os santos.

Nos seus lábios estejam os altos louvores de Deus, em suas mãos, espada de dois gumes,  para exercer vingança entre as nações e castigo sobre os povos; para meter os seus reis em cadeias e os seus nobres, em grilhões de ferro; para executar contra eles a sentença escrita, o que será honra para todos os seus santos. Aleluia!
(Sl 149:6-9)

[top]