quinta-feira, 13 de junho de 2013

O missionario - a vontade de Deus - a alegria

Posted by Angelo Bazzo on 09:20 | No comments



Deus é missional, ele concede vocações para cada pessoa, para que tal chamado seja desenvolvido em algum lugar. A este desenvolvimento vocacional em um território especifico eu chamou de "missões", colocando em outras palavras : fazer missões é cumprir a vontade de Deus para minha vida no lugar que por Deus foi designado. 

O missionario 
É um cristão que tendo recebido a convocação divina, agora tem todos os seus demais sonhos eclipsados pelo fogo do destino profético que o consome. Meu amigo Anderson Bomfim escreveu uma musica que diz : "dentro de mim a um chamado que me persegue". Ja o apostolo Paulo disse "ai de mim se não pregar o evangelho". Para mim o missionario é a constituição humana da punção vocacional sendo encarnada em um campo.

Alegria 
Se és missionario, logo és vivente da vontade de Deus. Em Romanos 12.1-3 aprendemos que a vontade de Deus é boa, perfeita, agradável. Alguns erroneamente afirmam que essa vontade é boa para Deus, mas não para nós, afirmando indiretamente assim que a vontade de Deus é algo ruim, e logo proclamando a blasfêmia que o Deus que criou tudo muito bom, tem uma vontade ruim para nós. A vontade de Deus é boa, não apenas para ele, mas para todos os que a experimentam. 

É fato que nossa alma muitas vezes se encontra no dilema de obedecer ou não a vontade de Deus, mas isso não acontece por ser tal vontade algo  essencialmente ruim, mas por ser nossa carne, enferma na insanidade de amar as trevas mais do que a luz. Mas de fato, se o filho de Deus, recebe confiança em seu Mestre para obedece-lo, verá que o processo de viver a vontade de Deus, ainda que possa envolver dor do quebrantamento, também é plena de satisfação na presença de Deus, presença essa encontramos plenitude de alegria. 

Por isso, para mim, todo e qualquer apelo para fazermos a vontade de Deus, principalmente quando falamos de missões,poderá constituir-se de um erro se isso for feito com base na afirmação  de que fazer a vontade de Deus é ruim. Tão ruim que ninguém quer fazer,apenas alguns heróis. Devemos convocar pessoas para servirem no campo pois nesse ambiente somos totalmente completos em Deus e não por ser um dever. 

Sim missões é nosso dever, mas o senso de dever não nos faz permanecer muito tempo em uma posição. A única coisa que faz alguém ficar firme como uma estaca bem fincada no chão de um povo é a alegria de servir a Deus. 

Dessa forma, fazer missões deixa de ser apenas um dever. E nosso dever passa a ser a alegria em fazer missões. Dessa forma, o missionario, é a pessoa mais feliz do mundo, pois experimenta a vontade de Deus. Dessa forma forçar a barra com apelos missionários  emotivos e condenatórios, não se constitui a forma certa de procedermos em relação a missões e a vontade de Deus. 

Missões é a alegria de fazermos a vontade de Deus em um lugar no qual Deus nos enviou. 

Salmos 100:2
Servi ao SENHOR com alegria...

Colessenses 1:24-25
 Agora, me regozijo nos meus sofrimentos por vós; e preencho o que resta das aflições de Cristo, na minha carne, a favor do seu corpo, que é a igreja; da qual me tornei ministro de acordo com a dispensação da parte de Deus, que me foi confiada a vosso favor, para dar pleno cumprimento à palavra de Deus:

[top]

0 comentários:

Postar um comentário