sábado, 10 de setembro de 2011

O método de trabalho de Deus: amigos

Posted by Angelo Bazzo on 23:00 | No comments


 Certamente o Senhor DEUS não fará coisa alguma, sem ter revelado o seu segredo aos seus servos, os profetas. Am3.7

Se você é um cristão é certo que você deseja ver a vontade de Deus sendo cumprida na sua vida e no mundo ao seu redor. E isto é um bom sinal, afinal este desejo é prova da presença do Espírito Santo no seu interior. Mas, inevitavelmente, quem tem este desejo de ver a vontade de Deus reinando, um dia já perguntou: como Deus trabalha para alcançar seu propósito? Ou, por qual meio Ele estabelece sua vontade?

Talvez existam muitas formas ou caminhos que acreditamos serem os que o Senhor usa para a realização do seu propósito. Quem sabe a soberania de Deus seja a primeira coisa que pensamos. Sim é provável que se você tem uma visão correta de Deus então, sua crença deve incluir o poder de Deus para executar seus decretos e a este poder damos o nome de soberania. Mas se nossa resposta para “como Deus procede para alcançar seu objetivo?” é apenas sua soberania então, ficamos com algumas perguntas sem resposta, e a primeira que me vem à mente é: se Deus pode fazer o que quer (e de fato ele pode) porque ele ainda não o fez?

Outro pensamento que podemos ter sobre como Deus processa seu desígnio é relacionado com a responsabilidade humana. É possível que argumentemos que Deus quer algo, mas Ele determinou que aquilo que Ele quer, será alcançado unicamente por meio do homem. Podemos usar esse argumento para responder o questionamento sobre a soberania de Deus que foi feito acima, mas esta resposta levanta outro problema: pensar desta maneira, não faria Deus refém da boa vontade humana, vontade essa inexistente?

Dessa forma penso que nem a soberania de Deus e tão pouco a responsabilidade humana é a reposta para o método de trabalho de Deus. Acredito que a resposta está na relação de Deus com o homem, relação essa que damos o nome de comunhão. É por isso que comecei este texto com a citação do profeta Amós, pois nela vemos qual o caminho adotado por Deus para o seu agir.

- Deus não fará
Amós nos mostra que quem faz as coisas é Deus. A ação de Deus ainda é a ação de Deus e não do homem. Ele diz que “Deus não fará”, ou seja, o argumento do profeta nos mostra que no desenvolver do plano de Deus nós podemos observar as digitais divinas e sua providência. 

- Sem revelar
Mas então vemos um novo elemento na equação que é: a ação de Deus é precedida pela revelação de Deus. Sim, é Deus quem está agindo por detrás de todo o drama da história, mas essa ação não é feita sem um compartilhar prévio com seu amigos.Dessa forma, podemos unir essa duas peças de informação e concluirmos que o método de Deus para levar a cabo seu plano é o seu compartilhar com seus amigos, os quais Amós chama de profetas.

Hoje, como geração destruída pelo mundo, não é difícil confessar que somos extremamente necessitados da ação de Deus em nosso meio – da sua misericórdia, da sua intervenção e salvação, ou seja, da realização da sua vontade (boa, perfeita e agradável). E então será que esta não é uma boa hora de se perguntar: “Estou eu disposto a ser um daqueles que Deus pode compartilhar seu coração?”.

Baseado em toda a Bíblia, posso dizer com segurança que Deus está na espera de muitos “sim”. Durante toda a história ele procurou amigos e quando encontrou pôde mudar o curso de uma história que ia para o abismo. Ainda hoje Deus procura pessoas para serem seus parceiros, você é chamado para ser um destes. Ainda há vagas para amigos de Deus.

[top]

Filed Under:

0 comentários:

Postar um comentário