Leitura – Gn 2.8; Jo20.15; 1co 3.9; Jo 15.1,2
A história é controlada por Deus assim como um jardineiro cuida e controla aquilo que ele plantou. No éden nos é dito que Deus plantou um jardim. Isso nos ensina que a história que se segue é semeada , cuidada, regada por ele, mas mesmo assim possui uma vida de liberdade.
Jesus, no momento de sua ressurreição foi confundido com um jardineiro. Isso tem significado a todos nós, pois é exatamente por meio de sua ressurreição que nova vida foi liberada sobre o jardim da história. Jesus é confundido com um jardineiro porque na primeira vinda ele veio reparar os estragos que o pecado causou.
Na época da igreja, Paulo compara a igreja com uma lavoura, Jesus compara a si mesmo e sua relação com seus discípulos com uma videira. Desta forma vemos uma relação orgânica relacional na vida com Deus.Jesus fala de seu pai como um agricultor,mas Paulo fala de si mesmo como cooperador desta lavoura.
Certamente é para isso que temos sido chamados, para cooperarmos com o plantar, regar e limpar aquilo que Deus está fazendo na história de seu plano.
Também somos chamados para confiar que, uma vez que somos sua lavoura, ele nunca deixará que nos falte o suprimento necessário para vivermos em comunhão com ele.
“Olhai para os lírios do campo, como eles crescem; não trabalham, nem fiam. E eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles. Pois, se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada no forno, não vos vestirá muito mais a vós, homens de pequena fé?”
Que no ano que se inicia, possamos ser felizes, sabendo que Deus nos fez livres para crescer, mas nunca nos abandona,pelo contrário,rega e cuida de nossas histórias,que são pequenas sementes dentro do grande jardim da história,que possamos também,cooperar com o crescimento de nosso próximo,sendo jardineiros fiéis no cumprir da história divina.
Ângelo
[top]