segunda-feira, 9 de novembro de 2009

O Evangelho Segundo Deus (Epic)

Posted by Carolina Sotero on 07:45 | No comments




Ele colocou no coração do homem o anseio pela eternidade” Eclesiastes 3:11

Lançado no Brasil em 2007 pela Thomas Nelson como “O Evangelho Segundo Deus", o livro de John Eldredge, conta a história da humanidade como a grande epopéia inspiradora de todas as histórias já contadas pelos homens. Dividida em atos, como uma peça de teatro, a obra pega carona com filmes “sucesso de bilheterias” para explicar por quê suspiramos tanto por heróis e nos emocionamos tanto com finais felizes. A resposta é simples “se há sempre um herói nas histórias, é porque há um na sua!”

Sem nenhum enfado e com uma bela narrativa, Eldredge fala do inconsciente coletivo. Explica que a humanidade sempre criou e contou histórias para explicar suas dúvidas e expressar seus anseios. Mas não é mera coincidência as semelhanças dessas narrativas mitológicas que acompanham nossa história na Terra. Todos nós pertencemos à mesma história e por isso repetimos nas artes os resquícios que sobraram em nossa alma. Deus plantou no coração do homem desejos e dúvidas que o atrai instintivamente a ele.

A leitura do livro parece dá um zoom em todos os fatos históricos que o mundo já passou e, de longe, nos faz enxergar melhor o plano de Deus e como é importante estarmos inseridos nele. Trechos das obras de autores como C.S. Lewis, Frederick Buechner, J. R. Tolkien e Soren Kierkegaard trazem ainda mais base e inspiração à obra, que de tão leve pode ser lida em menos de uma semana. São 126 páginas com bons espaçamentos, páginas amareladas, muitos subtítulos e apenas 4 capítulos, ou seja, o ideal para leitores iniciantes e poucos conhecedores do evangelho.

“Todas essas histórias foram extraídas da História, da Realidade. Ouvimos seu eco a vida inteira. Um segredo escrito em nosso coração. Uma grande batalha para enfrentar e alguém para lutar por nós. Uma aventura, algo que exige tudo o que temos, algo para ser repartido com aqueles a quem amamos e de quem necessitamos. Há uma história da qual não podemos fugir. Há uma história escrita no coração humano.” (pg.21)


Essa é uma história que vale a pena ser lida e vivida.



O Evangelho Segundo Deus – a história que Deus quer contar e que você quer ouvir.
Título original: Epic
John Eldredge
Editora Thomas Nelson

[top]

Filed Under:

domingo, 8 de novembro de 2009

Três Momentos para o Plano de Deus

Posted by Angelo Bazzo on 12:28 | No comments


Acredito que todo cristão que vive, minimamente, acordado espiritualmente, nestes dias, tem percebido o desejo do Espírito de Deus em levar todo o corpo de Cristo à uma maturidade ainda não provada em nossa geração. E de fato, existe um clamor da parte de Deus em penetrar em nossas vidas um clamor para sairmos do estado de letargia espiritual e caminharmos rumo ao cumprimento do seu plano eterno.

Em toda história de Israel e em toda história da Igreja (que não são duas histórias, mas apenas uma) vemos o mesmo desejo sendo constantemente registrado. Vemos na Bíblia o Senhor dizendo: “Eu serei o Seu Deus e eles serão Meu povo”. Esse é o maior sonho de Deus sendo revelado nas Escrituras: ele quer um povo exclusivamente Seu. Não conheço nenhuma pessoa que ficaria contente em casar com alguém que não fosse exclusivamente seu. Perceba como a metáfora do casamento é muitas vezes citada nas Escrituras. E isso não é à toa.

 
Uma das mais belas está em Efésios 5.25-27 e nela podemos ver três momentos da obra de Deus na Terra que visa chegar neste fim glorioso: o de ter uma donzela santa e exclusivamente Dele! Efésios 5.25-27

Tempo 1 – versículo 25:
“Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela.”
Neste tempo vemos aquilo que Cristo fez na cruz. Ele se entregou por sua igreja, entregou seu espírito e no seu ultimo suspiro concedeu perdão e liberou a graça que expiou nossos pecados.



Tempo 2 – versículo 26:
“Para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra”
Este é o tempo que vivemos hoje. Depois de se entregar na cruz, Cristo concedeu para sua noiva, ministros que por meio da Palavra lavam igreja e a santificam. Jesus orou: “santifica-os na verdade, a Tua palavra é a verdade” . Este é o tempo de sermos santificados pela palavra da verdade.



Tempo 3 - versículo 27:
“Para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível.”
Esse é o alvo do coração do Senhor Jesus, ele quer uma igreja gloriosa. Este termo “igreja gloriosa” faz parte do seu vocabulário? Eu acredito que Jesus deva falar nesse assunto todos os dias da mesma forma que uma pessoa apaixonada fala constantemente do objeto de seu amor.Concluimos destas coisas que: O propósito de Jesus morrer na cruz não foi somente salvar você (salvação individual). Mas foi, por meio de salvá-lo, colocá-lo inserido no seu povo que se tornará exclusivo dEle. Você pertence exclusivamente a Deus?


Jesus não vai voltar a qualquer momento, ele vai voltar para buscar uma igreja gloriosa. Mas infelizmente esta realidade não existe hoje e nenhuma desculpa “teológica- esfarrapada” pode mudar a situação. Por não ser a verdade de Cristo a palavra pregada hoje nos púlpitos não tem santificado a igreja. A única maneira de tudo isso mudar, ou seja, a única forma de nos tornamos igreja gloriosa, é por meio de um “lavar da Palavra”. Por isso, prepare-se, pois chegou a hora de purificar as águas que purificaram a noiva de Cristo. Ele tem zelo ardente por ver Seu plano ser efetivamente realizado e os meios para isso é o ministério da Palavra.
E em breve veremos, na Terra, verdadeiros profetas falando a verdade misturada com o fogo da paixão divina.


PREPARE-SE!

[top]

Filed Under: